quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

POESIA

acabei de assistir um vídeo do poeta paulo leminski no youtube que veio muito a calhar neste momento da minha vida... 
desde o começo do ano eu decidi que não teria mais nenhum trabalho paralelo. investiria pura e simplesmente na minha "carreira profissional", na minha vontade de viver da minha arte. do meu ofício, que é atuar. 
todos os trabalhos que fiz desde que me tornei atriz foram árduos. todos foram demorados. horas de espera pela luz, pela câmera, pelo outro ator que não está se sentindo bem, o diretor que ainda não decidiu se vai ou não filmar aquele take. ensaios em que tive de ficar parada durante horas no mesmo lugar do palco esperando o outro ator dizer a fala exatamente como a diretora queria. ficar amarrada, horas, esperando pela luz perfeita, etc. é trabalho duro senhores, que exige disciplina e concentração. não pode ser tratado como um hobby, ou coisa que se faça por vaidade. é sério minha gente!
exatamente por que acredito na seriedade deste trabalho é que eu o realizo. não gosto de pensar em vaidade, (que é o que mais existe por aí) ou no que as pessoas pensam. não posso me colocar num lugar para ser julgada. quando decido fazer certo papel, certa cena, estou me colocando à disposição para expressar uma ideia na qual eu acredito também. pelo motivo que seja. claro que há coisas que eu como atriz, não faria, mas elas não tem necessariamente a ver com o que a maioria das atrizes não faria. é através da minha arte que eu expresso o que transborda em mim. a poesia.
por isso leminski foi importante agora. para não pensar em desistir. para me lembrar da poesia, da arte, do que transborda. vê-lo falar tão apaixonadamente sobre ser poeta, sobre seu trabalho, foi inspirador. é preciso haver esta loucura. as pessoas amam seus poetas porque através deles é que deixam transbordar suas próprias loucuras. a poesia está incorporada em mim de tal forma que através do corpo eu consigo me fazer entender. minhas loucuras à serviço das nossas. atriz, meratriz da vida. tentando ainda hoje em dia, fazer poesia. 

moinho de versos
movido a vento
em noites de boemia
vai vir o dia
quando tudo que eu diga
seja poesia

paulo leminski 


Um comentário:

Luis Santos disse...

Pela eternização da poesia, de Leminsky ou quem quer que seja, o seu trabalho (e falo sem pudores do aspecto mercantil/econômico dele) tem que dar certo. Atrizes como você tem que dar certo. Profissionais como você tem que dar certo. Pessoas como você tem que dar certo.